O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) encaminhou uma recomendação ao Ministério da Educação e da Cultura- MEC para anulação do Enem 2011 em todo o Brasil. O procurador da República Oscar Costa Filho constatou irregularidade, ao comprovar a existência de 13 questões idênticas, literalmente copiadas de um simulado elaborado e distribuído entre os alunos do Colégio Christus, na cidade de Fortaleza, e encontradas nas provas do Enem.
As idênticas questões que o conteúdo foi antecipado foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, nº 87,46,50,74,57,34,33,32 e 2º dia, prova amarela, 113,180, 141, 173 e 154.
Caso seja comprovada a fraude, a prova poderá ser anulada para os alunos da instituição inscritos no exame. O MEC e o Inep estão preparados para cancelar a prova dos 639 alunos do Christus e oferecer para eles uma nova prova, realizada no fim de novembro junto com os presídios.
Segundo o MEC não houve vazamento da prova por parte do Ministério. "A prova chegou em Fortaleza na sexta-feira (21). Como é que eles podem ter tido acesso às questões duas semanas antes?", indaga o assessor. "Nós temos certeza absoluta que não houve vazamento, nem ruptura dos envelopes", diz.